18 de novembro de 2009

A temporada dos estradeiros

A NBA é uma temporada para estradeiros, disto não há nenhuma dúvida, afinal são 82 jogos. Isto mesmo você leu certo são 82 jogos só na temporada regular. "Aqui é o lugar onde os fracos não tem vez", ilustra perfeitamente a temporada regular da NBA, afinal os caras jogam muito, mas muito mesmo só para ver quem chega no play-off, também conhecido como pós-temporada-onde-as-coisas-realmente-importam. Assim talvez fique mais fácil de entender porque tantos jogadores se machucam e ficam fora de alguns-três-ou-nove-ou-cinquenta jogos, afinal o ritmo é para superhomem.

Para facilitar a vida-de-alguns-dos-fã-náticos-por-estatísticas a NBA dividiu um território pequeno como Estados Unidos, incluindo o-time-mais-estrangeiro-do-mundo-e-da-NBAo-assim-chamado-Toronto-Raptors, em duas conferências, sendo Leste e Oeste. Isso ajuda mesmo na hora de jogar os play-offs e para ver como anda a classificação da temporada, porque os jogos de matar-ou-morrer são feitos apenas contra times da mesma conferência. Times de conferências diferentes somente se enfrentam, em play-off, numa série de sete-jogos-onde-se-separam-meninos-de-homens entre o campeão do Leste contra o campeão do Oeste.




Só que antes disso o time pode ser campeão de divisão e é aí que fica mais esquisito ainda como pode ser visto no mapa-mix-entre-EUA-e-Canadá. Então você deve estar se perguntando para que servem essas divisões? É fácil o campeão de divisão já tem vaga no-de-agora-em-diante-denominado-mata-mata independemente do número de vitórias, afinal é uma vaga fixa, pois todas as regiões merecem ter seu representante.


As divisões também ajudam a definir a sequencia-massacrante-para-qualquer-ser-humano-comum de jogos da temporada, pois os times jogam duas vezes contra adversários da outra conferência, uma em casa e outra fora. Isso gera um total de 30 partidas, que normalmente acontecem uma no começo da temporada e outra no final. Depois disso os-times-também-chamados-de-franquias jogam três ou quatro vezes contra times da mesma conferência-mas-de-outra-divisão, dependendo aí qual é o mais perto, o que dá 36 jogos. Por fim as franquias jogam quatro vezes contra cada um dos times da mesma divisão, num total de 16 partidas, seguindo a mesma lógico de dois para cá e dois para lá, como passo de dança em bailão.


E veja bem, tudo isso para saber quais são as oitos melhores equipes de cada lado para jogar os-jogos-de-verdade. A classificação final é mais uma história, mas vou tentar ser breve, prometo! Então, aqui vai um exemplo com o que aconteceu na última temporada em cada uma das conferências.



Fácil, né? No geral os três campeões de divisão garantem as três primeiras vagas sem precisar se quer uma campanha positiva. No entanto, para definir a ordem, primeiro-segundo-terceiro, é usada a lógica da melhor campanha. Do-quarto-até-o-oitavo ganham as vagas os times de melhor campanha no quadro geral da conferência. Só que a partir da segunda fase os mandos de quadra passam a ser decididos baseado na lógica da melhor campanha.

Explicado isto, respire fundo e leia o último parágrafo!, os jogos mata-mata-tipo-duelo-de-filme-de-bang-bang de todas as fases menos a final seguem a sequencia 2-2-1-1-1, em uma melhor de 7 jogos, com o time de melhor campanha decidindo a última em casa. Na final é que se cruzam as campeões das conferências e a sequencia de jogos é 2-3-2 e tudo isto para ganhar este troféu aí do lado! Enfim, são coisas de NBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário