16 de novembro de 2009

Draft e as bolinhas de bingo


Draft da NBA é uma mistura de bingo com scout e ainda uma pitada de sorte, afinal sempre tem algumas franquias que precisam. Parece bingo porque os 14 times com as piores campanhas, aqueles-que-não-foram-para-o-Play-off-na-última-temporada, entram em um sorteio que vai definir a ordem das escolhas dos novatos, sendo da pior campanha a maior probabibilidade de tirar a bolinha número 1. Simples, certo?  Nem tanto, pois como é sorteio um time que nem foi tão mal as vezes pode pegar o 1st pick. No último ano o LA Clippers ganhou a primeira escolha, só que quem teve, disparado, a pior campanha foi o Sacramento Kings, que ficou apenas com a quarta. No final das contas, tudo não passa de um bom bingo! Sobre a ordem do sorteio, as piores campanhas entram no sorteio pelas escolhas e os outros 16, também conhecidos como-os-times-que-foram-aos-Play-offs-na-última-temporada, ficam com as escolhas mais baixas de acordo com a ordem da classificação da temporada anterior a partir da 15ª escolha.


Depois do bingo é hora de saber se os olheiros fizeram um bom scout e botar os calouros para correr junto com alguns caras que buscam uma chance na NBA. A maioria vem da NDBL, assim-chamada-liga-de-desenvolvimento, ou então caras que jogaram na NBA, mas estão sem contrato garantido. Essa turma toda se enfrenta em duas ligas de verão uma em Orlando e a mais famosa em Las Vegas. É ali que os novatos jogam e todos começam a fazer projeções, tipo "Este daqui vai ser o novo Jordan", "Aquele lá tem o mesmo estilo do Hakeen Olajuwan" e mais umas coisas tenebrosas como estas. Sem falar dos caras que detonam nestas ligas e quando ganham uns minutos na NBA não fazem nada e poderiam ser até subtituídos por cones sem grandes mudanças no jogo.


Para terminar a franquia ainda tem que ter sorte, muita sorte, afinal um cara que foi primeira escolha como o Greg Oden, 1st pick do draft de 2007, escolhido pelo Portland, já tinha conseguido se machucar ainda antes da temporada regular começar. No mínimo se machucou quando levantava do sofá depois de jogar uma partida de NBA2k9. Ou então o Blake Griffin, cara foda, primeira escolha de 2009 e que se machucou no primeiro jogo do primo-pobre-e-azarado de Los Angeles, o LA Clippers.

A draft acontece sempre em junho depois da final da NBA e aí é que os caras saem de férias. Enfim, coisas que só a NBA tem!

Um comentário: